Avançar para o conteúdo principal

(Tertúlia) Caminhos Revolucionários: técnicas, tecnologias e para lá disso

Livraria Trama
Rua dos Bragas 32, Porto

Sábado, 31 de maio 2025, 16:30
Entrada Livre 


"Caminhos Revolucionários: técnicas, tecnologias e para lá disso"

Aquela espécie de comunidade, que não larga o osso de Belém, que está agitar por onde passa, juntamente com a rebeldia da Livraria Trama abrem as portas para se falar dos “Caminhos Revolucionários” que temos hoje ao nosso dispor. 

Muito se tem falado, por estes lados, do livro “Técnica e Ciência como Ideologia” do Habermas. No blog também se tem explorado as técnicas que se nos sustentam também nos aprisionam. Preparamo-nos para uma roda de conversa livre, onde cada um trará o seu contributo à conversa, que esperamos agradável e profícua.

Apareçam no dia 31 de maio de 2025, às 16:30, na Livraria Trama.




Comentários

Pedro Selas disse…
NOTAS PESSOAIS SOBRE A TERTÚLIA 31/05/2025 @ LIVRARIA TRAMA

Desta comunidade, que circula entre a organização e a informalidade, no sentido que não há uma direção nem dirigidos, não há uns que tão inscritos e outros não, isto é um projecto para o país e para o mundo com vontade de potência de ser bom para todos os habitantes do planeta, seres, recursos enfim, para tudo.

Temos falado em paissemamos.blogspot.com das técnicas que nos têm aprisionando, julgando nós serem as mesmas que nos emancipam, da noção disciplinar, através do controlo dos corpos, almas e circunstâncias ou meio, na própria linearidade do tempo. A forma como as primeiras comunidades significaram números e por aí comunicavam, simbolizam e se organizavam, hoje os números nos aprisionam: horas, minutos, segundos, calendário gregoriano, preços para tudo, receber tudo, gastar tudo, e faltar alguma coisa, horas para acordar, horas para comer, dias para se manifestar, dias certos para sair de cravo na mão, como apontava José Mário Branco em FMI.

Em setembro de 2024 apontavamos um caminho (https://paissemamos.blogspot.com/.../2-sobre-pais-sem...): “Rodas de conversas, tertúlias, online, presencial, em todos os lugares do país, conseguirmos agregar uma massa em torno de um novo ser e estar transformador no mundo. Conversar disto com as nossas relações sociais, engajar pessoas interessadas e irmos afinando ideias e ação. Todos são necessários para a transformação social, não importa de onde vens, é preciso a transformação do conhecimento, dos locais de trabalho, dos processos de decisão, importa que saibamos falar um com os outros.”

Queremos falar mais, sabemos que precisamos todos de construir mais relações mais libertadoras.
Por fim dizer gostaríamos de explorar as técnicas e as ideias que são produzidas e reproduzidas que pensamos ser fundamento das prisões, dos manicómios, dos estados, da disciplina, do capital, do controlo, da vigilância, da produtividade, da contradição, da disputa, da perseguição, do julgamento e da culpa, dos processos ritualizantes e burocráticos, entre outros. Mas é uma conversa mais ou menos livre, as cada pessoa ouvirá e dirá o que tiver por conveniente.

Esperamos ver-vos lá!
Abraços!